Você está aqui: Home Artigos Artigos Com Medo De Parque De Diversões? Teste A Hipnose

Com Medo De Parque De Diversões? Teste A Hipnose

LONDRES, 28 de agosto (Reuters Life!) - Um parque de diversões britânico tomou a iniciativa de ajudar os pais medrosos a se juntar aos seus filhos nos passeios mais. Então, a região do cérebro que está pronta para fazer o braço se mexer ignora suas instruções normais e ouve o intruso, que diz "nem tente", concluíram os pesquisadores.

 

É "um tipo de conexão entre diferentes regiões do cérebro", disse Yann Cojan, pesquisador da Universidade de Genebra. Ele é o autor do estudo publicado na edição desta quinta-feira, 25, da revista especializada Neuron. O trabalho usou imagens do cérebro que mostram o que acontece quando 12 voluntários tentavam mover uma mão que havia sido paralisada por hipnose.

 

O resultado mostra que o córtex motor direito prepara-se, como é usual, para fazer a mão esquerda se mexer. Mas o córtex parece ignorar as outras regiões cerebrais com as quais se comunica normalmente para controlar o movimento. Em vez disso, age de um modo mais sincronizado com uma área cerebral diferente, chamada precúneo. Isso foi uma surpresa, disse Cojan.

 

O precúneo está envolvido na produção de imagens mentais e da memória sobre si mesmo. Cojan sugere que ele fica repleto das metáforas usadas pelo hipnotizador: sua mão está pesada, está presa à mesa, etc. Então, disse o cientista, ele poderia estar informando o córtex motor desses "fatos".

É como se o córtex motor "estivesse conectado à ideia de que não é capaz de mover a mão e então... nem envia a mensagem de movê-la".

 

Para o estudo, 12 participantes tiveram o cérebro analisado enquanto realizavam uma tarefa que exigia que apertassem um botão com uma mão ou outra. Em algumas sessões, eram hipnotizados e avisados de que  mão esquerda estaria paralisada. Em outras sessões, o status mental era normal. Outros seis participantes eram instruídos a apenas fingir que a mão estaria paralisada.

Busca

Fale Conosco

Você pode entrar contato conosco por diversas formas.

Veja três opções:

Cidades: Sao Paulo SP / Curitiba PR

Tel.: (11) 2339-9080 / (11) 94395.3608 Wats app

Skype: 
olimar.tesser

Email: olimar@tesser.com.br

 



 

 

Siga-nos

blog-curso-de-hipnose 1294273327_Facebook 1294273388_YouTube
1294273438_MySpace 1294273405_Orkut 1294273367_Twitter

Facebook.com/CursodeHipnose